A Termografia é muito utilizada na detecção de problemas em sistemas elétricos, equipamentos, podendo ser utilizada inclusive na medicina para detectar problemas articulares. A princípio, podemos utilizar a termografia para detecção de falhas em instalações e equipamentos elétricos. Posteriormente à análise termográfica, poderá ser programada a manutenção nos pontos em que se encontram sobreaquecimento. A Gwb Comércio e Manutenção conta com uma equipe treinada na execução de levantamentos termográficos.
Através dessa tecnologia é possível detectar em estágio inicial, processos de falhas em instalações e equipamentos, por anomalias térmicas em um determinado componente antes que ocorra interrupção de funcionamento dos equipamentos, podendo classificar e quantificar.
Essa técnica identifica o problema precisamente no local afetado, sem que haja a necessidade de interromper os processos e sem desmontar equipamentos para inspeção.
Os setores em que são aplicados esse tipo de análise são: instalações elétricas, equipamentos mecânicos, sistemas de refrigeração e aquecimento, infiltrações e isolamento térmico. A manutenção preditiva baseia-se em um conjunto de medidas de acompanhamento periódico de equipamentos e máquinas, com o intuito de diminuir possíveis danos que esses dispositivos possam apresentar.
Dentro da termografia, esse tipo de manutenção é extremamente importante, uma vez que determina com antecedência a necessidade de realizar algum tipo de manutenção nos componentes do equipamento, tornando muito mais fácil a eliminação do problema sem a necessidade de desmontagem. Além disso, a manutenção preditiva termográfica é muito mais econômica, aumenta a vida útil e a disponibilidade do equipamento, minimiza o número de falhas e aumenta a produtividade do equipamento.
Benefícios da Termografia
- Elimina a necessidade de interromper o processo de produção para a realização das análises;
- Transmite as imagens em tempo real;
- Minimiza a necessidade de realizar a manutenção corretiva;
- Diminui o consumo de energia elétrica;
- Maximiza a vida útil do equipamento;
- Aumenta a produtividade da indústria;
- Não exige contato direto com o maquinário;
- Aumenta a eficiência dos programas de manutenção preditiva.