Conservar o lubrificante em operação significa manter suas características físico-químicas para que este fluido cumpra a importante função de lubrificar, transmitir potência, dissipar calor, etc.
A filtragem de óleo visa o recondicionamento físico completo do fluido, reduzindo quantidade de água e gases para adequação aos parâmetros das normas vigentes.
Este processo se inicia com a passagem desse líquido em um sistema de filtros específicos. em seguida, o óleo passa por um procedimento que o aquece a uma temperatura entre 60 e 75 graus, que tem como objetivo deixar o fluido mais sensível, o que facilita na retirada da umidade e na desgaseificação do óleo.
Por fim, o óleo passa para uma câmara termovácuo, que elimina a água evaporada e os demais gases do último processo na atmosfera.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA FILTRAGEM DE ÓLEO
- A multiplicação da vida útil do lubrificante, uma vez que ele se torna ácido em função da combinação da temperatura, alguns gases (principalmente O e H), partículas metálicas (Cobre, Ferro, Chumbo, etc.) e, fundamentalmente água, que mesmo em dissolução é extremamente nociva e formadora de compostos ácidos.
- A preservação de componentes internos (bombas, válvulas, etc.). Essa "usinagem" e "travamentos" não ocorrem em fluidos limpos.
- Quanto maior a frequência de tratamento, menor é a formação de borra no reservatório, proveniente da combinação dos contaminantes. Os gases facilitam o atrito entre peças e a perda de transmissão de potência em fluídos hidráulicos, além de alguns serem corrosivos. Ao realizar a filtragem de óleo, obtém-se a desgaseificação completa do fluido.
- Fornecimento de laudos de contagem de partículas após ou durante o serviço de acordo com NORMA ISO 4406 ou NAS 1638.